Monday, November 01, 2004

Pictures From Our Thoughts @ Clix Música

Norton
Pictures From Our Thoughts
Polaroids de uma vida, de espaços, sentimentos. Momentos belos, obscuros, densos, recortes melancólicos feitos por – e para – almas inquietas. É assim o primeiro disco de originais dos portugueses Norton.

Editado em Maio passado, só agora faz sentido promover e divulgar decentemente «Pictures From Our Thoughs», álbum de estreia dos Albicastrenses – de Castelo Branco, portanto – Norton. O motivo para tal atraso - no que a questões promocionais diz respeito - não podia ser mais trágico: Carlos Nunes, companheiro musical (e não só) de há vários anos despediu-se fatalmente da vida, levando os Norton a um período intenso de reflexão sobre o que fazer enquanto colectivo, enquanto entidade musical, criativa, conceptual.


«Pictures From Our Thoughs» não é um disco de fácil digestão. Dividido em onze faixas, o álbum de estreia dos Norton cruza ambiências sonoras de diversos campos musicais, desde o indie-rock norte-americano a alguma electrónica made in UK, traduzida, por exemplo, na febre Madchester que abalou o Reino de Sua Majestade em finais da década de 80. Da inicial “Raindrops” até ao término com “Silver Landscape”, «Pictures From Our Thoughs» apresenta uma belíssima colecção de temas, com momentos altos na festividade do single “Swirling Sound” (com a ajuda de Ricardo Coelho, dos Loto), na passagem entre “Blue Interlude” e “Blue Picture”, duplo momento de uma intensa (e bela) carga melancólica, ou ainda na beleza adocicada de “Chocolate”, já na recta final do disco.

Enquanto disco de estreia, é facilmente notório em «Pictures From Our Thoughs» diversos elementos que demonstram já uma maturidade sonora assinalável, sendo de esperar para os próximos tempos o natural crescimento do colectivo, desde já um dos mais promissores projectos nacionais na área do indie-rock. Ideal para ouvir nestes chuvosos dias de Outuno.

7/10 (Borland / Skud & Smarty / Musicactiva)
Pedro Figueiredo - Clix Música

0 Comments:

Post a Comment

<< Home